Powered By Blogger

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pseudo ateus

 Há, hoje em dia, uma forte tendência ao ateísmo. Essa tendência vem, ao meu ver, junto da vontade de parecer intelectual, diferente e decidido. Da vontade de não estar enquadrado no esteriótipo do fiel religioso. Da vontade de expor para todos um pensamento único, agressivo e agudo.

Não há problema algum com o ateísmo, o problema vem com o pseudo-ateísmo. Aquele que denomina-se ateu sem ao menos estudar o ateísmo, munir-se de argumentos válidos, refletir sobre em que está depositando sua opinião, construir uma base satsifatória para ela, esse é um pseudo-ateu. Tipo que está multiplicando-se com incrível velocidade. Eles tem características em comum, em primeiro lugar, vem o sarcasmo e a ironia como linha de frente em seu "exército" de argumentos decorados. Eles tem muitos argumentos, mas apenas para um tipo de pessoa. Se o interlocutor do pseudo-ateu não se enquadrar no modelo no qual ele se baseou ao decorar seus argumentos, ele fica nervoso, debochado e tentando desesperadamente fazer você adaptar-se a tal modelo. Uma de suas frases tipícas e prediletas em tais situações é "Mas se você crê na opinião x, deve também crer na opinião y, a, b,c..."

Uma das grandes culpadas da existencia de tais argumentos são as insituições religiosas, além de alienar os gados que se intitulam fiéis, ela ainda dá argumentos para descerebrados que resolveram adotar o "ateísmo", sem nem mesmo entender o que é. Esse tipo decora alguns argumentos clássicos, e quando topam com um alguém que não se enquadra como alvo desses argumentos, ficam mudos.

Att M.A.G.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário