Powered By Blogger

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Portugal

Eu tenho muita coisa contra Portugal. Ao meu ver, foi aonde tudo desandou para nós. Portugal tem uma cultura de não olhar pro futuro, se está bem no presente, para e curte. Além do comodismo, protestos e revoltas são extremamente raras. Nossos vizinhos colonizados pelos espanhóis frequentemente fazem revoltas, protestos e similares em relação aos atos políticos desaprovados por eles. Nós não movemos uma palha.

Eu não consigo conceber o fato de que Portugal, o país que centralizou primeiro o poder, saiu ao mar primeiro, colonizou a colônia mais próspera da américa, monopolizou o caminho das índias por anos, tenha se tornado a escória da Europa em apenas 500 anos.

Quando chegou a hora de fazer a Revolução Industrial, eles não acharam tão necessário. Até porque, pra que ter tanto trabalho e tantos gastos quando o Brasil produz tanto ouro, prata, pau brasil, açucar etc? Esse pensamento é o responsável por uma das posturas mais nocivas do brasileiro. O comodismo quando numa boa situação.

A política de lá também nunca teve bons históricos. Sempre ligada fortemente à ICAR(Igreja Católica Apostólica Romana), foi conivente com atos cruéis e corruptos. Colocando em primeiro lugar o interesse dos Reis, da Igreja e dos Nobres, o povo era vítima de uma rede de corrupção longa e estruturada. Essa descrição lhe lembra algum país?

Todo esse desinteresse de nosso povo perante a política vem deles. Não credito toda a culpa nos lusitanos, seria fácil demais. Mas eles contribuiram e muito. Deveríamos ter suplantado essa cultura lamentável, já fizemos um pouco. Um dos fatos que comprovam tal opinião é a "coincidência" de que, aonde a cultura portuguesa foi mais forte, temos um IDH menor, e o inverso também é real.


Att M.A.G.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário